quarta-feira, 16 de abril de 2014

Green Lantern - Lanterna Verde, o filme da DC Comics

Meia noite e meia não é a melhor hora para estrear um filme como o "Lanterna Verde" (2011), mas foi a escolha da RTP para a madrugada de quarta-feira dia 16 de Abril.

Filmes com temáticas de heróis americanos do imaginário de Banda Desenhada da DC Comics não são, nem de longe, os meus favoritos. Ainda mais para um horário nocturno a meio da semana. Mas dei uma hipótese a este Lanterna Verde que se inicia com uma história sobre uma raça de alienígenas.


Não me arrependi. Em poucos minutos entendi que o filme estava bem construído. O texto não desmerece, os efeitos especiais não são em excesso nem dominam desnecessariamente cada cena. Existe história, esta é bem contada e encaminhada. Gostei de imediato da relação de "Hall", o humano escolhido para receber a energia do falecido lanterna verde, com o seu amigo e companheiro de profissão Tom. Os dois interagem com cumplicidade e apresentam diálogos e situações verosímeis. Tem momentos simples de soltar gargalhadas, como quando os dois se divertem com os poderes que o anel faculta ou mesmo antes, quando o amigo vai buscar Hall do lugar do despenhamento da nave alienígena e responde que se Hall foi o escolhido, então no planeta do ET «responsável» deve significar parvo

Logo no início do filme Hall é-nos apresentado como um piloto de aviões de testes, com boa reputação proveniente do pai também ele piloto que faleceu num trágico acidente. Hall tem de participar num exercício de teste e além de chegar atrasado, brinca com o simulacro, causando grandes problemas e revelando irresponsabilidade e infantilidade. E é este o humano escolhido para guardião da paz nas galáxias?

Também foi refrescante a forma como as relações de arqui-inimigos e amigos foi apresentada. A relação de amor entre o herói e a mocinha Carol também está bem conseguida. Não se vê a dona do coração do herói em constante perigo de vida, a esguelar-se de tanto gritar de medo e por socorro. As situações em que um salvamento é necessário existem, claro, mas não parecem forçadas nem descontextualizadas. A mocinha faz mais na história do que estar sempre em perigo. Logo de início quando o herói ainda não sofreu a transformação, é ela que puxa por ele, chamando-lhe a atenção para o facto de ter de ser pontual para os seus compromissos e não poder ter tantos comportamentos egoístas e irresponsáveis. É ela que puxa por ele quando o sabe impugnado da responsabilidade de um laterna verde. Aliás, a cena em que ele lhe aperece no fato de herói e ela o reconhece assim que se aproxima dele, é fantástica. Finalmente alguém quebra com o ridículo que é um herói só por não ter óculos ou não usar uma mascarinha ficar irreconhecível... ela até deixa bem claro: «eu te conheço de todas as formas, eu já te vi nu. Achas que é uma máscara colada aos olhos que faz diferença?". Adorei. 

Numa cena de confronto entre forças antagonistas, a namorada chega a salvar o herói das profundezas das goelas do inimigo. Portanto temos uma mocinha que não é nem uma heroína da pancadaria que vai à loja mais próxima de spandex comprar um fato justo para se juntar ao seu amado na luta, nem uma heroína que só fica a gritar, a desfalecer e a submeter-se a situações de perigo de vida. Temos um intermédio, algo mais realista e mais refrescante.

Adorei o filme. Percebi a história do lanterna Verde, que desconhecia de todo. O filme consegue resumir o que deve ser uma história bem longa para quem a conhece da DC Comics


English version:
Half past midnight is not the best choice to startup a movie like "Green Lantern(2011), but that was RTP's  choice for the early night of wednesday, 16 of April. 

Movies with DC Comics characters are far away from my movie preferences but that was not a reason for me to change channel and not give this movie a chance. I do not regret it. 

The story starts with a alien life force being exterminated and in danger. And it is captivating. The story line does not turn off one's interest. In just a few first minutes I could see it was going to be a good, interesting movie. The dialog is well achieve, there's a clear and neat story and first of everything there ain't those Special Effects exasperation, that dominate scene after scene and are so boring to watch. There's a story here. And they let it shine. 

I immediately enjoyed the friendship between Hall and his «pall» Tom. The two actors made it very credible. I also laugh a few times with the gags that were said between them. Like the one Tom says about the alien choosing Hall to be the guardian must mean that in it's planet «responsible» must mean idiot. Also when the two of them start to see how the suit works it is funny. They behave like two school kids with a new neat toy. 

There's also the romantic relationship. That I found out of standard and enjoy it. "Carol", the girl Hall fancies, it's the first character to push him to act according to his responsibilities. Hall is a test pilot that jeopardizes a test because he just can´t stop himself of goofing on serious matter. She's also the first to motivate him to fight and embrace his new responsibilities has a green lantern fighter. She is not a romantic heroin that goes running into a spandex shop to jump into a spandex suit and embrace a hero place along her boyfriend. Also she's not the indefensive girl that is always screaming and in need of being rescue. In a very important scene she actually helps saving the hero's life from the mouth of the evil villain. And we were saved from stupidity when she recognizes the green lantern has being Hall in a green eye mask. Thank you for this! I enjoy all of this a lot. 

I enjoyed this movie. I understood the green lantern origins, that I did not knew at all. I believe it and had fun with it all. 

1 comentário:

  1. Os únicos filmes de Superheróis que vejo actualmente, são os Batman. Não vejo mais nada. Já acho um exagero. Gosto do Ryan Reynolds mas nunca quis ver isto.

    ResponderEliminar